A situação do emprego no Brasil
A recessão mundial tem tornado os dois últimos anos muito difíceis em todo o mundo, porém com muitas nações agora em recuperação, parece que 2010 será um ano bem melhor para a economia do Brasil.
O Brasil foi uma das primeiras nações a sair oficialmente da recessão, e uma série de indicadores econômicos recentes tem apontado para o fato de que ele ainda está no seu caminho para uma forte recuperação, com os mais recentes dados do Banco Central mostrando que a atividade econômica está funcionando em um dos maiores ritmos do mundo.
De acordo com a Revista Brasil, o país elevou suas previsões de produto interno bruto (PIB) com crescimento em 2010 de 5,2% para 5.5%, e alguns analistas chegaram a predizer que poderia atingir até 6% ao longo do ano.
Para ajudar o país a continuar no caminho da recuperação, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está priorizando a melhoria do emprego, e o ministro Carlos Lupi disse recentemente que até 2,5 milhões de novos empregos poderão ser criados no país ao longo de 2010.
“Vamos ter o melhor ano, vamos gerar 2,5 milhões de empregos. Isso significa que, enquanto o mundo ainda está encontrando dificuldades em deixar a crise para trás, o Brasil está gerando mais trabalho”, disse ele a uma agência de notícias.
Alguns analistas permanecem sem acreditar que um número tão elevado de novos empregos possa ser criado, especialmente levando em consideração o fato de que Lupi previu que um milhão de empregos seria criado no ano passado, quando, na realidade, apenas 995 mil novos postos de trabalho foram abertos.
No entanto, parece que o país já está criando centenas de milhares de empregos, com os números oficiais do Ministério do Trabalho mostrando que a economia do país criou uma rede de 305.068 postos em abril, que foi o quarto mês consecutivo do aumento de emprego formal da nação.
Isso representa um aumento de 106.205 postos criados no mesmo mês em 2009 e marca o maior número já