renascimento comercial e cultural
Tema: Renascimento comercial e urbano
Aluna: Ana Livia Perim
Professor: Ricardo
Renascimento Comercial e Urbano
A Idade Média (476 a 1453) costuma ser conhecida como a época em que a economia europeia esteve praticamente estagnada. Essa afirmação é feita porque a maior parteda população vivia nos feudos, que eram grandes áreas cercadas e isoladas uma das outras, com uma economia quase auto-suficiente. Desse modo, costuma-se dizer que o comércio de produtos praticamentedesapareceu no período medieval.
No entanto, devemos relativizar essa ideia. Durante a Idade Média continuaram a existir profissionais como os artesãos (ferreiros e construtores de máquinas, porexemplo), comerciantes e negociantes. As pessoas não deixaram de adquirir certos equipamentos fundamentais à prática da agricultura (como enxadas e arados), que eram, portanto, fabricados ecomercializados. Ainda que essas atividades de comércio tenham sido bastante restritas, numa Europa separada por feudos e ameaçada por guerras entre os povos do continente, isso não significa que elas tenhamdesaparecido.
O período de auge do feudalismo foi o que se costuma chamar de AltaIdade Média (séculos 5 a 10). Mas, a partir do século 10, as coisas começaram a mudar. Diversos fatores ajudam a explicarpor que a agricultura deixara de ser a principal atividade econômica, abrindo espaço para o chamado Renascimento comercial, que, a partir do século 11, inaugurou definitivamente a Baixa Idade Média, quese estenderia até o século 15.
Conclusão
O renascimento comercial
O renascimento comercial na Idade Média beneficiou principalmente as cidades italianas, alguns dos motivos foram: Localização geográfica favorável; Fortalecimento das ligações comerciais com o Oriente.
Fatores que contribuíram para o renascimento comercial: O esgotamento das terras, as cruzadas, o contato com o oriente, o enriquecimento dos nobres.
O renascimento urbano
Foi o