plano de aula
TEMA: O Renascimento cultural e científico na Europa
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
• Renascimento cultural científico na Itália e no restante da Europa
• Conquistas marítimas e comerciais européias dos séculos XV e XVI como conseqüências do Renascimento.
Objetivo: Compreender o Renascimento cultural e científico europeu como crítica ao mundo medieval
Série/ano: 8
Número de aulas: 07
Procedimentos para desenvolver os conteúdos no decorrer das aulas:
Iniciar a aula perguntando à turma se eles conhecem alguns artistas ou cientistas da época do Renascimento europeu. Certamente os estudantes responderão Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Galileu Galilei, entre outros. Organizar os principais nomes que aparecerem, dividindo-os nas seguintes colunas: artistas, cientistas e filósofos.
Os alunos devem compreender o Renascimento cultural e científico como um momento único na História, no qual a humanidade olhou para seu passado histórico e, a partir de certas condições políticas, econômicas e sociais, criou um mundo com novos valores.
Recursos e documentos históricos utilizados para estudo do tema:
Reproduções de pinturas de artistas da época do Renascimento
Computador ligado a Internet
Cartaz
Atividades:
Será sugerido aos alunos uma pesquisa na internet sobre aquele que é considerado o principal nome do Renascimento Leonardo da Vinci. Eles vão descobrir que o artista italiano era também um grande cientista inventor e escultor. Da Vinci conhecia como poucos a anatomia humana, entendia de engenharia, matemática, música e arquitetura, mas ficou conhecido mesmo por sua produção artística – em especial o quadro Monalisa. Explique à turma que, em Portugal, o principal nome do Renascimento cultural foi Luís de Camões; na Espanha, Miguel de Cervantes; na França, François Rabelais; na Inglaterra, Willian Shakespeare, entre outros. Divida os alunos em grupos e proponha que realizem uma pequena pesquisa sobre as