DERMATITE SEBORREICA E MICOSE NO COURO CABELUDO
2177 palavras
9 páginas
FUNDAÇÃO ANTARES DE ENSINO SUPERIOR, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - FAESPEESTÉTICA E COSMÉTICA
DISCIPLINA: Recursos Instrumentais Aplicados a Estética
PROFESSORA: Dayla Marzinoti
DERMATITE SEBORREICA E MICOSE NO COURO CABELUDO
Acássio Faria
Geni Rosa
Zilda Carvalho
IPORÁ/GO
2013
O COURO CABELUDO
O couro cabeludo é a pele que reveste o crânio do ser humano e que possui cabelo. É diferente das demais peles por alguns motivos; um deles é que abaixo desta pele existe uma estrutura muito vascularizada, formada por uma ramificação enorme de vasos sanguíneos e que é a responsável pelos grandes sangramentos ocorridos em ferimentos neste local.
Este tecido fino, friável e altamente vascularizado é chamado de Gálea. Os ferimentos neste local devem necessariamente ser suturados para evitar a formação de hematomas. Os ferimentos contusos apresentam grandes hematomas, e muitos recém-nascidos nascem com bossa, ou seja, hematomas abaixo do couro cabeludo e acima da calota craniana que dão ao recém-nascido a aparência de um projétil, com a cabeça pontuda. A segunda diferença é que apresenta cabelos mesmo nos calvos, apesar de ser chamado de couro cabeludo. É dele cada fio de cabelo que nasce e, consequentemente, herda tanto as qualidades quanto os defeitos. Se essa região estiver com excesso de oleosidade, ou constantemente suja, haverá problemas. As raízes dos cabelos são a base para fios fortes. O descaso com o couro cabeludo pode causar dentre outras doenças tais como: seborreia, dermatite, micose, oleosidade em excesso e até prejudicar a nutrição do cabelo, como veremos a seguir, se tornando um problema muito mais grave.
DERMATITE SEBORREICA
A dermatite seborreica também conhecida como: Caspa, Seborreia é uma doença inflamatória comum que afeta a pele e provoca a formação de escamas brancas ou amareladas nas áreas oleosas como o couro cabeludo ou dentro do ouvido, ainda pode ocorrer com ou sem