Renascimento Urbano;Comercial;Cultural
Caro leitor, nesse trabalho irei apresentá-los o conteúdo sobre o Renascimento, sendo divididas pelo Renascimento Urbano, Comercial e Cultural. Por fim finalizarei o trabalho com minhas considerações finais e minhas referências.
O RENASCIMENTO
O Renascimento foi um movimento artístico e científico que surgiu na Europa no século XV, tendo na Itália seu maior ápice, principalmente nas cidades italianas do Norte, como Veneza, Florença e Gênova que foram transformadas em centros recebedores das influencias do Renascimento.
Além do mais, o Renascimento foi muito além de ser apenas um movimento artístico e científico, pois junto com os humanistas tinham como objetivos reviver a cultura clássica greco-romana, registrar as transformações religiosas e culturais e valorizar o ser humano em oposição ao divino e ao sobrenatural. Para Sevcenko esses humanistas eram “conjunto de indivíduos que desde o século anterior vinham se esforçando para modificar o padrão de estudos ministrado tradicionalmente nas Universidades medievais”.
RENASCIMENTO URBANO
A ruralização da sociedade medieval não significou a extinção das cidades. Apenas resultou na diminuição de sua importância no conjunto da sociedade, mudando ainda seu caráter se comparadas às funções desempenhadas pela cidade durante a Antiguidade romana.
A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder. Além disso, habitavam as cidades principalmente os nobres, reis, bispos e comerciantes, mostrando que era também espaço de concentração do poder político e religioso. Geralmente ao centro das cidades encontravam-se mercados e igrejas.
Os senhores conseguiam exercer influência sobre as cidades ao enviar os excedentes da produção agrícola das terras sob seu domínio e comercializá-los nesse espaço urbano. Estabeleciam