ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR MILTON CAMPOS
307 palavras
2 páginas
ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR MILTON CAMPOS RELATÓRIO
CONTO 2 VELHO DO RESTELO
ALUNO:BRENDA GIOVANA SANTANA DE CASTRO
PROFª MARILENE LÍNGUA PORTUGUESA
BELO HORIZONTE / MINAS GERAIS
SET / 2015
RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
Relatório referente à analise apresentada pelo grupo 7 do texto os
Lusíadas/Camões. O grupo é composto por 04 alunos da Escola Governador Milton
Campos /Estadual Central. O objetivo do relatorio é pontuar as informações fornecidas no decorrer da apresentação do texto “O velho do rastelo Conto 2”.
DESENVOLVIMENTO
No texto o velho do Rastelo que morava na praia próximo ao porto aparece contra a viagem e que não iria da certo. Segundo a explicação dos alunos, velho do
Rastelo, representa a população que consideravam cobiça ao dinheiro, e vaidade dos nobres. Mas na realidade o medo da perdas de amigos e parentes na jornada caso acontecesse um naufrágio, era o que realmente os amedrontavam. Relataram que a Ilha da lagrimas era chamada assim por camões, pois tinha muitas pessoas chorando e lamentando, achavam que iriam perder os entes queridos. O nome correto da ilha era ilha do Rastelo.
ENTREVISTA GRUPO 07 1 o que o velho representa: A razão agindo contra a emoção. Era a voz da população com medo da perda dos entes querido numa aventura desconhecida.. 2 A cena se passar em que cidade: Coimbra, Portugal. 3porque velho do Restelo: Este senhor morava na praia do Restelo.Dai o nome.
CONCLUSÃO A forma como foi abordado o texto pelos alunos esclarecendo cada parte tornou mais fácil a compreensão da obra. Ao falar do medo e das insegurança de uma aventura desconhecida em terra nunca antes desbravadas. O conjunto de palavras misturadas aos arranjos com entidades mitologias e o