A Física na Engenharia Civil
CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
A FÍSICA NA ENGENHARIA CIVIL
CURITIBA
2015
LEANDRO JOAS RODRIGUES
RODRIGO ROSADO GAISSLER MOREIRA
A FÍSICA NA ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia
Civil do UNICURITIBA – Centro Universitário
Curitiba, Câmpus Milton Vianna Filho, como requisito para a composição de nota da disciplina
Física I, sob a orientação do Prof. Luiz Fernando
Valle.
CURITIBA
2015
RESUMO
Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo.
Com o apoio do método científico e lógico, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos.
Os termos “Engenharia Civil” vêm do Latim, da época dos Romanos, “Ingenium Civitas” i.é.
Engenheiro das Cidades ou Engenheiro da Civilização. Portanto, “Engenharia Civil é a arte da aplicação da ciência e da tecnologia na utilização racional dos recursos naturais em benefício do homem em sociedade”. Juntamente com a Arquitetura, a Engenharia Civil é uma das profissões mais antigas da humanidade. Ela nos remete à Idade Antiga e Idade Média, quando foram realizadas a construção de cidades, aquedutos, pontes, estradas, templos e catedrais.
A função da engenharia é a de criar coisas, e independente da sua modalidade (civil, elétrica, mecânica, etc) a física está presente nela. A física é aplicada na engenharia civil quando, por exemplo, em construções é preciso calcular a força aplicada nas vigas, a pressão de fluidos em condutos ou resistência mecânica. Devemos entender a física como uma ferramenta de trabalho do engenheiro. PALAVRAS CHAVES: física, aplicação, engenharia, civil,