Engenharia, Física e Arquitetura
Todas as engenharias se relacionam diretamente com a matemática, pois depende da matemática para aplicações diretas em fórmulas físicas, cálculos de expressões matemáticas. Em todo o curso de engenharia a matemática é fundamental, sendo utilizada desde o começo até o fim do curso. É usada na construção de edifícios, estradas, túneis, metros, barragens, portos, aeroportos, fábricas, sistemas de telecomunicações, criação de dispositivos mecânicos, elétricos, desenvolvimento de máquinas, entre outros.
Existem 35 tipos de engenharias. Alguns cursos de engenharia mais conhecidos:
1. Engenharia ambiental;
2. Engenharia de computação;
3. Engenharia de alimentos;
4. Engenharia de segurança do trabalho;
5. Engenharia elétrica;
6. Engenharia mecânica;
7. Engenharia química;
8. Engenharia florestal;
9. Engenharia mecatrônica;
10. Engenharia física.
Engenharia química: Trata-se da área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Esse profissional também pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo com a normatização e o desenvolvimento sustentável.
Engenharia civil: É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta,