Humanidades
Além do que, dentro de uma moderna concepção de engenharia humana, é engenharia o ajustamento do homem físico a engenhos, a máquinas, a veículos, a dimensões, iluminação, aeração de casas de residência e de locais de trabalho ou de lazer ou de devoção ou de recreação.
Sem nos esquecermos de que, dentro de um também moderno conceito de engenharia social, é engenharia aquela arte-ciência que desenvolve a aplicação de conhecimentos, quer científicos quer empíricos ou intuitivos, à criação e ao aperfeiçoamento de estruturas sociais; ou de formas de convivência social: inclusive política ou econômica.
Daí poder-se ajustar à condição de engenheiro social certo tipo de político ou de estadista ou de governante ou de empresário ou de líder público que, em vez de ser apenas improvisador de soluções ou de providências ou de iniciativas no setor político ou no empresarial ou no público desenvolva soluções, providências, iniciativas à base de observações, experimentos, estudos. O que se estendo a líderes operários, militares, religiosos, agrários, educacionais, recreativos.