Relatorio de calibração de vidrarias
Aguida Maiara de Brito – 10148541
Julia Francisca Ramos de Lima – 120014874
Experimento 1 Medidas de massa e volume; calibração e erro
Relatório requisitado para a Disciplina de Laboratório de Química Fundamental, como parte da avaliação semestral, ministrada pela professora Grace Ferreira Ghesti na turma E. |
13 de Novembro de 2012
Brasília -DF Resumo do Experimento O relatório que será apresentado abordará principalmente os erros decorrentes da calibração da vidraria, como esses erros podem ocorrer e algumas formas de evitá-los durante o processo de execução do experimento. Trazendo também as formas de como calcular os erros ocorridos podendo assim avaliar as informações cedidas pelo fabricante e concluir se estão de acordo com seus resultados.
Introdução Teórica
Calibração é um procedimento que permite uma aferição precisa de um erro entre o valor obtido (valor que a vidraria apresenta) e os valores que correspondem a medidas estimadas por padrões. As vidrarias podem apresentar imprecisões em suas medidas e a calibração permite a observação desta medida com maior precisão utilizando a densidade e o volume de um líquido (geralmente utilizamos a água destilada) observando também a temperatura em que o experimento foi realizado.
Para realizar uma boa calibração, é necessária muita atenção para evitar algumas medidas imprecisas. Um dos erros mais frequentes em laboratório são os erros de paralaxe, decorrentes de má observação do menisco proveniente do ângulo que é o observado se encontra.
Para estimar o erro de medida de uma vidraria, é necessário calcular o Desvio Padrão (S) e o Coeficiente de Variação (CV), conhecido também como desvio padrão relativo. Esses valores servem para analisar se as informações obtidas se coincidem com os dados provindos do fabricante da vidraria.
O procedimento de pesagem é efetuado com auxilio de uma balança analítica ou semi