Relatório de Química - Calibração de Vidrarias
Bons resultados de um laboratório dependem da manipulação correta dos equipamentos a serem utilizados. Um dos procedimentos de suma importância é a calibração, a qual deve ser feita periodicamente em vidrarias volumétricas e graduadas, como pipetas, buretas, provetas, balões volumétricos, entre outros usados no laboratório.
A calibração tem como finalidade verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado, a fim de corrigir qualquer tipo erro, reduzindo, de forma considerável, custos com desperdícios e retrabalhos. A má calibração ou não calibração destas vidrarias pode apresentar resultados não confiáveis. (BRAZ, 2007)
Na hora da pesagem dos recipientes são importantes alguns cuidados, como não tocá-los diretamente com a mão, manuseá-los com pinça, pedaço de papel ou até mesmo luvas, mantendo-a limpa e livre de gordura. A vidraria deve ser pesada a temperatura ambiente, evitando erros de pesagem, sabendo que algumas substâncias mudam com a mudança da temperatura. Devemos lembrar também que a balança analítica é um instrumento muito sensível, e por isso deve-se mante-lá sempre limpa, protegida de correntes de ar e poeira e nivelada para evitar erros, sendo necessária a anotação da medida mais exata possível.
Usamos no laboratório vidrarias, que são nada mais que instrumentos de vidro cristal ou temperado, eles também são importantes para a precisão das medidas, pois os mesmos não reagem com as substâncias nele contidos.
O objetivo da calibração é utilizado para todas as vidrarias usadas no estudo, pela exatidão e precisão das medidas com o mínimo de erros experimentais possíveis.
Figura 1: Vidrarias na seguinte ordem: Balão Volumétrico, Bureta, Proveta e Pipeta.
2 - MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 - Material
Balança semi-analítica
Pipeta Volumétrica 5ml
Balão Volumétrico 50 ml
Proveta
2.2 - Regentes
Água Destilada
2.3 - Procedimento
2.3.1 - Pesagem das vidrarias utilizadas no experimento sem o