Relatório de Química Analítica - Calibração de Vidrarias
Teoria:
Questionário:
1) Como deve ser realizada a limpeza de vidraria utilizada em análise quantitativa? Quais os erros que podem resultar de uma limpeza inadequada?
A vidraria que será usada na análise deve antes ser ambientada com a substância que vai ser nela contida. No caso dessa atividade prática, ambientou-se a vidraria com água destilada. A limpeza inadequada da vidraria pode alterar a precisão dos resultados
2) Qual a diferença entre um material volumétrico TD e TC? O que significam essas siglas?
TD significa “To Deliver”, que é “para transportar”. Os TD são os materiais volumétricos usados apenas para medições, e não para armazenamento. A pipeta volumétrica e bureta por exemplo, que servem para fazer medições e logo após transferir o volume medido para um outro recipiente.
TC significa “To Contain”, que é “para conter”. Os TC são os materiais volumétricos usados para armazenamento de líquidos com volumes específicos. Apesar de se poder fazer medições nos materiais volumétricos TC, esses também podem ser utilizados para armazenamento dos líquidos medidos.
3) A pipeta é um material volumétrico TD ou TC?
A pipeta é um material volumétrico TD, uma vez que é utilizada apenas para mediões e não para armazenamentos.
4) O que é menisco? Como deve ser observado para evitar erro em análise quantitativa?
Menisco é a marcação de um líquido no recipiente que o contém. A leitura do menisco deve ser feita na altura dos olhos (ângulo de 90º) para evitar o erro de paralaxe. Como o menisco possui a forma de “meia lua”, deve ser observado de forma diferente para líquidos incolores/translúcidos e para líquidos opacos.
Em líquidos incolores/translúcidos, para que a medição esteja correta, o menisco deve estar