Homossexualidade e discriminação
Homossexualidade e a discriminação
2- Problema:
Quais os problemas que enfrentam os homossexuais no convívio de seu cotidiano, e o que as políticas públicas podem fazer a respeito.
3- Justificativa
O Olhar crítico sobre a realidade e o comprometimento com a garantia de direito de todo e qualquer individuo é imprescindível para exercer o trabalho profissional do assistente social. Dessa forma buscando refletir sobre o sentido da liberdade e garantia das pessoas sobre sua afetividade e sexualidade, é que se faz necessária a elaboração do presente trabalho.
A homossexualidade é um assunto cada vez mais em evidência no mundo atual, casais com relações homoafetivas, são cada vez mais discriminados aos olhos da sociedade, e por muitas vezes acabam sendo agredidos e subjugados.
É comum em nosso dia a dia, nas paginas de um jornal, TV, internet e outros meios de comunicação, nos depararmos com noticias que mostram a ignorância de boa parcela da sociedade em relação ao assunto, é comum também vermos pessoas que discriminam e julgam os membros da sociedade GLBTS, simplesmente por terem escolhas homoafetivas diferentes.
4- Breve histórico sobre a homossexualidade
4.1- Homossexualismo na história
O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo não é uma patologia do mundo atual, pelo contrario, essa pratica vem desde a antiguidade e se estendeu até os dias atuais.
Segundo Humberto Rodrigues e Cláudia de Castro Lima, o relacionamento homossexual teve vários adeptos ao longo dos séculos. Alguns exemplos são o conquistador Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), também foi conquistado. Seu amante era Hefastião, seu braço direito e ocupante de um importante posto no Exército, Júlio César (100-44 a.C.), teve aos 19 anos um relacionamento com o rei Nicomedes, César era o passivo. Entre todos os romanos, os mais excêntricos foram Calígula (12-41 d.C.) e Nero (37-68). O primeiro obrigava súditos a beijar seu pênis. O segundo teve dois maridos e manteve