Relatório de Calibração de Vidrarias
Relatório de Calibração de Vidrarias
Química Analítica Quantitativa
Objetivos:
Este experimento tem como objetivo a aferição de frascos volumétricos de laboratório, com o intuito de melhorar a exatidão nas suas medições. A técnica se baseia na obtenção do volume corrigido de água para a condição padrão de 20 °C, partindo-se da massa de água contida ou transferida pelo frasco, na temperatura da mesma.
Introdução:
No âmbito químico, principalmente no que se refere à análise quantitativa, é muito comum a necessidade de determinar a concentração de determinadas soluções e/ou quantidade e percentual de determinadas espécies químicas em uma dada solução. Para se determinar estas medidas quantitativas utilizam-se, freqüentemente, métodos analíticos dos quais se destacam a volumetria. Os frascos volumétricos comumente utilizados em laboratório são classificados em dois grupos: os calibrados para conter certo volume (TC, to contain, gravado no vidro), sendo utilizados para preparar volumes fixos de solução e aqueles utilizados para transferir um determinado volume (TD, to deliver). Na calibração, os frascos volumétricos TD têm seus volumes corrigidos com relação ao filme líquido que fica retido na parede interna,
Escoando apenas o volume aferido.
As pipetas volumétricas são utilizadas para transferir volumes fixos (alíquotas) de solução, enquanto que as graduadas, volumes variáveis. As pipetas volumétricas mais utilizadas possuem capacidades de 0,5 a 100 mL e as pipetas graduadas de 1 a 25 mL.
As buretas são frascos volumétricos TD, empregados para escoar volumes variáveis de líquido e são manuseadas em titulações. As de uso rotineiro possuem capacidades de 5, 10, 25, 50 e 100 mL.
Balões volumétricos são construídos para conter certo volume de líquido (TC) e são usados na preparação de soluções de concentração conhecida.
Os balões volumétricos mais