amazonia
A Floresta Amazônica é abundante em vários recursos e assim ela funciona como um grande reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta. Com o desmatamento e queimadas na região, as árvores liberam em torno de 200 milhões de toneladas de carbono por ano. Seus vegetais são responsáveis por liberar aproximadamente sete trilhões de toneladas de água para a atmosfera, no processo de evapotranspiração e o Rio Amazonas desagua 20% de água doce no Oceano Atlântico a cada ano.
Assim em critérios ambientais, sua importância surge devido a: variedade de espécies; fitoterapia; água doce, responsável pelo controle hídrico e climático; estoque de carbono; capacidade de transferir calor e vapor para outras regiões,etc.
Já a nível econômico contribui para: diversidade de recursos vegetais, minerais, animais; agropecuária; hidrelétrica, etc.
Abaixo, veremos com mais detalhes, os principais fatores que contribuem para a importância da Floresta Amazônica:
Serviços Ecológicos
A floresta ajuda a garantir a qualidade dos estoques de água doce, do solo e a proteção da diversidade de espécies, assim como, o ciclo da água facilitando atividades, como a agricultura.
Agricultura Tradicional na Amazônica Famílias sobrevivem da agricultura tradicional, e esta, é pobre de recursos tecnológicos. Essas famílias utilizam nutrientes vindos da floresta. A concentração e recuperação de áreas abandonadas e a intensificação de uma agricultura correta poderia retirar o impacto do homem sobre as florestas.
Mudanças Climáticas
Como as florestas armazenam grandes estoques de carbono, a partir do momento em que ela é desmatada ou queimada parte do CO² é liberado para a atmosfera, fato que contribui para o aumento do efeito estufa.
Exploração Madeireira
A exploração excessiva gera desmatamento. Já a racional não esgota o recurso, pois reduz desperdícios, gera mais empregos, tem certificação florestal e ainda traz benefícios ao