Amazonia
AQUECIMENTO GLOBAL NA FLORESTA AMAZÔNICA
Nathan Ribeiro
Guilherme Domingues
Victor França
Matheus Nassereddine
Igor Barduco
2ºEMC– A
Inglês/Geografia
Cristina/Edson
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2013
INTRODUÇÃO O aquecimento global pode provocar uma drástica extinção da floresta amazônica e uma escassez de água que afetará 77 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe em 2020, segundo um relatório do Banco Mundial (Bird) apresentado nesta quinta-feira (25) em Lima, no Peru.
O estudo adverte que os ecossistemas mais importantes estão sendo ameaçados nas nações latino-americanas e caribenhas. O Bird destaca que ninguém está imune aos efeitos das variações do clima, mas que os países em desenvolvimento serão mais vulneráveis. As estimativas indicam que esses países deverão arcar com de 75% a 80% dos custos causados pelos danos provocados pelo fenômeno.
FORMAÇÃO DA FLORESTA AMAZÔNICA
A formação da floresta amazônica é extremamente recente do ponto de vista da história geológica da Terra: as condições ambientais para o surgimento de uma floresta tropical úmida exuberante como temos hoje só se criaram há 6 milhões de anos. A evolução biológica na região não foi resultado apenas de fatores climáticos e das relações entre espécies, mas também de processos geológicos que mudaram a configuração do território e permitiram o estabelecimento de uma vasta biodiversidade. | Segundo Toledo, antes de 20 milhões de anos atrás, a Amazônia era um terreno continental com clima árido e não tinha umidade suficiente para suportar uma floresta tropical. Entre 24 e 12 milhões de anos atrás, grandes corpos de mar penetraram e regrediram sucessivamente na região. As condições ambientais para que se formasse