naudi
Projeto apresentado pela aluna Naudilane Santana da Costa do 3º ano, turma A do período matutino, para fins de avaliação na disciplina de português, sob a orientação da professora Andréia Matos.
COLNIZA-MT
DEZEMBRO-2013
Sumario
Crônicas: Definição, tipos e caracteristivas.................................................04
Crônica.............................................................................................................05
Comentário.......................................................................................................09
Biografia do Escritor.......................................................................................10
O lugar onde vivo............................................................................................11
Referencias Bibliograficas.............................................................................13
CRÔNICAS: DEFINIÇÃO, TIPOS E CARACTERÍSTICAS. É a arte que utiliza a palavra como matéria-prima de suas criações. Ela como qualquer outra arte é uma criação humana. Por isso sua definição constitui uma tarefa tão difícil. O ser humano, como ser histórico, tem anseios, necessidades e valores que se modificam constantemente. Suas criações, entre elas a literatura refletem seu modo de ver a vida de estar no mundo. Assim, ao longo da história, foi concebida de diferentes maneiras.
CRÔNICA
O PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA.
Ele era feio, baixinho, corcunda. Parecia um desses santos de pau que a gente venera nas igrejas antigas, feitos grosseiramente pelo artista rústico, a poder de fé e engenho. A cabeça enorme descaía no ombro sungado e magro, a batina surrada acompanhava em dobras amplas o corpo diminuto. Só a carne do rosto, muito alva, lhe dava aspecto de vivo; o rosto e os olhos azuis, límpidos e místicos, que se cravavam na gente, penetrantes como uma