transporte
5.1. Conceitos Básicos ao Transporte
Um sistema de transporte é constituído pelo modo (via de transporte), pela forma
(relacionamento entre vários modos de transporte) pelo meio (elemento transportador) e pelas instalações complementares (terminais de carga). Como em qualquer outra atividade humana, o estudo do transporte envolve o conhecimento de sua terminologia, que lhe é peculiar.
Terminologia Utilizada em Transportes
Embarcador ou Expedidor - Pessoa física ou jurídica que celebra o contrato de transporte com o transportador, não necessariamente o proprietário da mercadoria.
Consignatário - Pessoa física ou jurídica legitimamente autorizada para receber a mercadoria no local contratualmente acordado para a sua entrega.
Volume indivisível - Volume unitário contendo mercadorias, indivisível durante o processo de transferência e movimentação, ao longo de seu percurso e em todas as modalidades de transporte utilizadas.
Carga fracionária - Volumes de carga solta, constituídos por sacos, fardos, tambores, barris, engradados, etc.
Carga unitizada - Lote formado por diversos pequenos volumes de carga fracionária, acondicionados em um única unidade de carga.
Pallet (ou Palete) - Estrado com entradas para os garfos de empilhadeiras, feito em madeira ou materiais sintéticos, sobre cuja superfície se pode agrupar e fixar as mercadorias com fitas de poliéster, nylon ou outros meios, constituindo uma unidade de carga. Pré-lingado - Rede especial resistente, manufaturada com fios de poliéster, nylon ou similar, adequada para unitizar mercadorias ensacadas, empacotadas ou acondicionadas de outras formas.
Contêiner - Caixa de aço ou outro material resistente, destinada a acondicionar mercadorias para transporte com segurança inviolabilidade e rapidez, atendendo igualmente a todas as condições previstas pela legislação nacional e Convenções internacionais ratificadas no Brasil.
House to House (Door to Door) - A