transportes
JOINVILLE, 30/05/2014
Sumário
Introdução
Desde os primórdios até os tempos atuais, o homem constantemente cria instrumentos que atendem a sua necessidade de sobrevivência, bem-estar e de conforto: habitação, adornos, móveis, instrumentos, formas de comunicação à distância e armas, bem como o transporte.
Antigamente, o transporte de pessoas e cargas era extremamente devagar, o comércio perdia mercadorias durante as viagens por causa da falta de capacidade dos transportes utilizados na época. Pessoas que por necessidades diversas precisavam se locomover para grandes distancias tinham seu destino interrompido devido à lentidão dos meios de transporte.
Atualmente os transportes são extremamente rápidos e com uma capacidade muito maior, com condições melhores de armazenamentos reduzindo muitos empecilhos dos anos anteriores, também são muito mais confortáveis.
A transformação do modelo produtivo começou a se apoiar nas tecnologias que já vinham surgindo nas décadas do pós-guerra (automação e robotização) e nos avanços das novas tecnologias para os transportes.
Hoje em dia os principais meios de transportes utilizados tanto no transporte de pessoas como de cargas são: transporte aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário. A expansão dos meios de transportes intensificou a interdependência entre os lugares no espaço geográfico mundial, como também possibilitou uma maior mobilidade à população do planeta.
Definição de transporte
A palavra transporte vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Assim em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para o outro. Os transportes contêm três elementos: infraestrutura, veículos e operações comerciais. Infraestrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial. Os veículos são