transportes
Este trabalho discorre sobre os tipos de transportes, modais e intermodalidades utilizadas no Brasil. Sendo discutido o conceito de Transportes e seus respectivos segmentos. Em relação a estes conceitos, amplia-se o conteúdo atribuído de modo a entender a sua estruturação. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório, descritivo e explicativo, dividindo-se em quatro etapas, entre elas, um breve histórico do conceito de Transportes, abrangendo os tipos de Modais e a intermodalidade, também abrangendo sobre os sistemas de reserva do Brasil e como os processos de Tecnologia da informação auxiliam esses sistemas.
Conceito de transporte
• Transporte é basicamente o deslocamento de pessoas e mercadorias de um local para outro, pode ser feito através de veículos, aeronaves, embarcações, ou equipamentos de movimentação. A modernização nos últimos anos deixou o ramo de transporte mais competitivo e algumas das maiores transportadoras, por exemplo, que nunca imaginavam fechar as portas, abriu falência. Isso ocorreu devido não acompanharem a tecnologia desenvolvida para o ramo nos últimos anos e a qualificação da mão-de-obra, fator importantíssimo para o crescimento de qualquer empresa.
• É considerado um instrumento fundamental que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto entregue em quantidade, hora e local correto, utilizando o menor custo possível.
• Pode ser dividido em infraestrutura, veículos e operações comerciais.
• Pode ser utilizada a infraestrutura rodoviária, ferroviária, aérea, fluvial, marítima, entre outras. E é com esse sistema diversificado, que o modelo de transporte vem crescendo e se atualizando cada vez mais, com as mais recentes tecnologias em equipamentos, frotas, sistemas de segurança e logística.
Transporte multimodal
É a articulação entre diversos modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações. É aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para