Prévia arquitetura do século XX
Para compreender a arquitetura do século XX, é necessário voltar ao menos no século XIX para comparar a sua evolução e mudanças.
A arquitetura ocidental do século XIX foi dominada praticamente pelo neoclassicismo que por sua vez, tinha diversas características da arquitetura greco-romana e influenciada pelos artistas renascentistas.
Com a evolução das cidades e da tecnologia, a população se desenvolvia mais rápido que a sua arquitetura momentânea, onde era aplicada normalmente em grandes monumentos como palácios, prédios do governo e por sua vez para a satisfação da burguesia.
Iniciando o século XX, com a necessidade de minimizar o tempo de construção e minimizar os gastos, uma nova identidade surgia, com mais rigidez, simetria e menos elementos simbólicos, trazendo até uma repetição com a padronização de portas e janelas, edifícios cada vez mais altos com características cada vez mais desprendidas do estilo arquitetônico europeu.
Muitos dos “artistas” arquitetos da época como Oscar Niemeyer, Villanova Artigas e Lúcio Costa, os internacionais como Le Corbusier, Mies Van der Rohe e Frank Lloyd Wright, foram de extrema importância para a chamada arquitetura pós moderna nos anos 70 a 80 e mais reconhecido nos anos 90 onde teve outra denominação, passou a ser chamado de período neo-moderno.
LIVRO A HISTORIA DA ARTE DE GRAÇA PROENÇA
Capítulo 1 A ARTE DO PALEOLÍTICO SUPERIOR
Resumo : Como a duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiramem três períodos: Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C.),
Paleolítico Superior (aproximadamente 30 000 a.C.) e Neolítico (por volta do ano 10 000 a C.). Como o objetivoComo a duração daPré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em três períodos: Paleolítico Inferior (cerca de 500 000 a.C.) ,Paleolítico Superior (aproximadamente 30 000 a.C.) e Neolítico (por voltado ano 10000 a C.).
Como o objetivo deste livro é estudar a evolução