natm
Pólvoras
Dinamites ( gelatinosas e semigelatinosas )
ANFO e serie NCN ( nitrato de amônio )
Emulsões oxidantes
Propriedades dos explosivos
Para desmonte e escavação de rochas, são utilizados as dinamites, emulsões, e o nitrato de amônio . para seleção desses explosivos são utilizados alguns parâmetros:
Velocidade de detonação:
E a velocidade em que ocorre a explosão, liberando energia e grande quantidade de gases em alta pressão, essa velocidade varia de 2500 à 5000 ms, com explosivos a base de nitroglicerina esse velocidade pode atingir 7000 m/s.
Densidade
Explosivos com alta densidade apresentam uma concentração de carga por metro linear de furo. Esta carga e expressa em kg por metro cúbico de rocha a detonar.
Plano de fogo
No plano de fogo são utilizados os para metros quanto a perfuração e a carga dos explosivos nos furos, utilizando elementos básicos como projeção preliminar e ajustes posteriores nos planos de fogo, utilizando a metodologia drill e blast, preliminarmente a detonação e feito um plano de perfuração, verificando-se qual explosivo será utilizado, a quantidade de carga, os esquemas de ligação e os iniciadores, posteriormente a cada detonação será feito uma frente livre para cada uma das detonações utilizando furos posicionados na sessão da escavação chamados pilões.
Parâmetros usados no plano de fogo para escavações de tuneis sobre rochas :
Distribuição dos furos
Esses serão marcados e perfurados na área da seção escavada, na frente de escavação que é definida por um conjunto de furos horizontais paralelos, com mesmo diâmetro, extensão e direção perpendicular ao plano vertical, esses furos são denominados como:
Furos de pilão: são utilizados para abertura inicial da frente livre
Furos de alivio: são distribuídos entre o pilão e a linha de contorno da seção escavada
Furos de soleira: ficarão localizados na base da seção
Furos de contorno: esses irão definir o contorno