TCC de Túneis
A definição do método de execução de túneis, assim como toda construção, passa pela análise de viabilidade técnica e econômica. A decisão quanto ao método a ser empregado é resultado das condições geológicas do local com a solução que oferece maior segurança e disponibilidade de recursos. Isto sem perder de vista o orçamento enxuto que geralmente se dispõe. Além disso, é importante levar em consideração o impacto ambiental e social que o empreendimento irá ocasionar durante sua execução.
Isto posto, é possível afirmar que o método de escavação NATM em solo oferece uma boa relação custo x benefício, uma vez que para sua execução são utilizados equipamentos, materiais e mão de obra comumente encontrados no mercado da construção. Desta forma a mobilização e desmobilização destes recursos se tornam rápida e fácil, reduzindo os problemas com prazo quando comparado com a utilização de equipamentos e mão de obra muito especializados. Outro fator que corrobora a favor deste método é a segurança e confiabilidade oferecidas por ele, uma vez que é tradicionalmente utilizado em todo o mundo, como o metrô de Frankfurt em 1969.
São características do NATM a versatilidade e a adaptabilidade, pois apesar de não ser o método mais produtivo quando comparado com outros existentes no mercado, o NATM permite a abertura de várias frentes de trabalho, o que compensaria este déficit. Ainda sobre a adaptabilidade, o NATM tem a vantagem de minimizar os impactos gerados na construção de túneis, tornando-o um muito atrativo para grandes centros urbanos. Finalmente, é evidente que o método NATM possui desvantagens quando comparado com outros existentes no mercado, mas a praticidade e economia oferecidas o tornam uma boa alternativa quando aliado a um planejamento e logística eficientes.