Biocel2
1.Como são conduzidos os impulsos elétricos numa célula nervosa?
Com o estímulo os canais de Na+ se abrem, fazendo com que ocorra a entrada de sódio na célula, o que deixa o interior da célula positiva, ocorrendo a despolarização da mesma. Com a despolarização, os canais de K+ se abrem também, permitindo a repolarização da célula. Essa onda de despolarização e repolarização se propagam por toda a membrana plasmática da célula, em um único sentido.
2. Como é impedida a excitação reentrante numa região nervosa que tenha acabado de disparar um potencial de ação? Isso ocorre, pois os impulsos são propagados mediados por neurotransmissores, liberados pelos teledendros. Cada neurônio se encontra em contato com milhares de teledendros de outros neurônios, recebendo impulsos, porem, não produz mediadores nesses locais, recebendo apenas a ação química do anterior.
*Porque não existem receptores na membrana pré-sináptica do neurônio
3. Quais fatores governam a velocidade de condução dos nervos? A rápida propagação dos impulsos se dá pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. Essa bainha, composta de células de Schwan, serve como um isolante, e possui ‘espaços’ chamados nódulos de Ravier, onde a fibra está exposta. Nesse caso, o impulso ‘salta’ de nódulo em nódulo, o que acelera a transmissão do impulso. A propagação lenta dos impulsos ocorre pela desmielinizarão, a falta de bainha de mielina, onde não ocorre a propagação saltatória do impulso. Quanto maior o diâmetro do neurônio, mais íons ele possui. A quantidade de mielina é proporcional ao tamanho da fibra.
4. O que é condução saltatória nas fibras nervosas? Porque ela ocorre? De que maneira a condução saltatória influencia a velocidade de condução nas fibras nervosas?
A condução saltatória nas fibras nervosas ocorre pela presença de bainha de mielina, que recobre o neurônio. Porém, algumas lacunas ficam descobertas, e apenas