CI NCIAS DOS MATERIAIS
Defeito pode ser caracterizado como uma irregularidade na estrutura ou na rede cristalina. Tais defeitos podem ser classificados segundo a forma ou geometria:
- defeito em ponto
- defeito em linha ou discordância
- defeito superficial
- defeito volumétrico
DISCORDÂNCIA OU DEFEITO EM LINHA
Pode-se definir como sendo um desalinhamento entre planos atômicos. Se controlados durante os processos mecânicos e térmicos, podem alterar as propriedades do material positivamente.
As discordâncias são originadas durante o processo de deformação plástica (conformação). Elas podem ser controladas durante um processo mecânico chamado trabalho a frio.
Existem duas maneiras de alterar o formato de uma peça ou bloco metálico: TRABALHO A QUENTE E TRABALHO A FRIO. Se o processo for realizado abaixo de 0,3.TF (temperatura de fusão), o processo é chamado à frio. Se o processo for realizado acima de 0,7.TF, o processo é chamado à quente.
FORMAS DE ENDURECIMENTO DE UMA PEÇA
Durante esse processo há um endurecimento da peça, fenômeno chamado ENCRUAMENTO. Encruamento é o aumento da dureza e resistência a tração decorrente do trabalho a frio. Internamente, é o aumento do número das discordâncias.
Existe outra forma de aumentar a dureza da peça: endurecimento pela REDUÇÃO DO TAMANHO DO GRÃO. Metais com grãos menores apresentam maior número de contornos de grão e esses contornos atuam como barreiras para movimentação das discordâncias.
RECOZIMENTO
Aquecer a peça que foi encruada e resfriar-se lentamente. Objetivo de tentar recuperar algumas propriedades perdidas no trabalho à frio.
- Recristalização é a reacomodação dos grãos, havendo crescimento do tamanho do grão devido ao aumento de temperatura. Acontece a partir de 0,4.TF (900/950ºC).
(0,3 <----------------------------------> 0,7). TF Trabalho à frio Recristalização Trabalho à quente
LIGAS METÁLICAS
Combinação de materiais, contendo, obrigatoriamente, a presença de um metal, com objetivo de obter