Ci ncias e Tecnologia de Materiais
Professores: Bráulio S. Barros, Kaline S. Viana e Jorge C. Pereira
Titulo do experimento: Síntese de Materiais Poliméricos - Baquelite
Tópicos abordados: Materiais poliméricos; Síntese.
Discente: Hilton Sabino de Araujo Junior Turma: 2A Matricula: 2013090250
PRE-RELATORIO
1. O que são polímeros? São macromoléculas naturais ou sintéticas, de alto peso molecular, formada pelo encadeamento de unidades moleculares fundamentais chamadas monômeros. um monômero é uma cadeia carbônica que se repete ao longo do polímero. Alguns polímeros naturais, como as proteínas, são compostos de um só tipo de monômero, mas a maioria dos polímeros naturais e sintéticos é formada de vários tipos de monômeros -- são os chamados copolímeros.
2. O que são copolímeros? Como são classificados os copolímeros quanto à sua estrutura? Cite exemplos e aplicações são polímeros formados por mais de um tipo de monômero. A formação dos copolímeros pode se dar de forma regular ou irregular. copolímeros podem ser classificados em tipos de estruturas. Copolímero aleatório, Copolímero alternantes, Copolímero em bloco, Copolímeros enxertados (graftizados). Exemplos: Estireno + Butadieno → SBR, Acrilonitrila + Butadieno → NBR, Acrilonitrila + Butadieno + Estireno → ABS, Acrilato de Na + Álcool vinílico → Resina de alta absorção de água. Agora algumas Aplicações: Com o ABS se fabricam brinquedos, componentes de geladeira, painéis de automóveis, telefones, invólucros de aparelhos elétricos e embalagens. O perbunan, é bastante usado em mangueiras, revestimentos de tanques e válvulas que entram em contato com a gasolina e outros fluidos apolares.
3. Como foi descoberta a baquelite e por quê este nome? Um dos primeiros polímeros sintéticos a serem obtidos foi a baquelite (1907), que tem este nome porque o cientista que a desenvolveu chamava-se Leo Baekeland (Inglaterra). A partir de moléculas simples, que são o fenol (benzenol ou hidroxibenzeno) e o formaldeído