Trabalho Ci ncia dos Materiais
Polo Belo Horizonte.
Engenharia de Produção.
Luiz Carlos Júnior
RA: 1106332
CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Portfólio
Belo Horizonte - MG
2015
DISCIPLINA
Física e Laboratório de Física III
DATA:
09/03/15
PROFESSOR:
Antônio Joaquim da Silva Neto
RA:
1106332
ALUNO:
Luiz Carlos Alves Junior
TURMA
DGEP1301BHOM
1 ) Determine o fator de empacotamento para metais com as estruturas CCC, CFC e HC
(CCC)
Existem 2 átomos por célula unitária num metal CCC. Um átomo está no centro do cubo e oito oitavos estão localizados nos oito vértices.
Num metal CCC, o parâmetro cristalino (a) está relacionado com o raio atômico R dado pela expressõa: (accc) metal = : como existem dois átomos por célula unitária num metal CCC, temos: f.e.a. = f.e.a = 2
(CFC)
Existem quatro átomo por célula unitária num metal CFC. Os oito oitavos estão localizados nos oito vértices contribuem para um total de um átomo os seis átomos nos centros das faces contribuem para um total de três átomos (acfc) metal=
Como existem quatro átomos por célula unitária num metal CFC, temos:
f.e.a = 4 o melhor exemplo de um metal CFC é o cobre. Na temperatura ambiente além de um átomo em cada vértice de cada célula unitária do cobre, existe um átomo em cada face, mas nenhum no centro do corpo do cubo.
Existem também os reticulados hexagonais compactos (HC). Eles são poucos e tem uma estrutura cristalina mais densa que as duas apresentadas anteriormente. O exemplo mai ocnhecido é o do magnésio métalico.
(HC)
Na estrutura HC há uma média de 6 átomos por célula unitária ou 2 átomos por célula unitária caso seja usada a representação rômbica.
O f.e.a. para um metal com reticulado HC é 0,74 que é idêntico ao análogo CFC, fato previsível devido ao NC= 12
2 ) O ferro de estrutura CCC para CFC a 912 ° C. Próximo desta temperatura , os raios atômicos do ferro nas duas estruturas são, respectivamente, 1,26 A e 1,29 A.
Qual a porcentagem de variação