TRABALHO CI NCIA DOS MATERIAIS
ENGENHARIA CIVIL
3º PERÍODO (S-230)
ESTRUTURA DOS MATERIAIS
Prof:
Alexssan Moura
Aluno:
São Luís-MA
2014
INTRUDUÇÃO:
Estruturas cristalinas são arranjos regulares, tridimensionais, de átomos no espaço. A regularidade com que os átomos se agregam nos sólidos decorre de condições geométricas impostas pelos átomos envolvidos, pelo tipo de ligação atômica e pela compacidade. Essas estruturas cristalinas observadas nos sólidos são descritas através de um conceito geométrico chamado rede espacial, e podem ser explicadas pelo modo como os poliedros de coordenação se agrupam, a fim de minimizar a energia do sólido.
OBJETIVO:
Montar células unitárias e a estrutura do metal, facilitando a visualização dos tipos de retículos cristalinos estudados na teoria.
METODOLIGIA:
No experimento por nós realizado em laboratório, utilizamos bolas de isopor, palitos de dentes, cola e também um estilete para que pudéssemos cortar os átomos (Isopor) podendo assim construir estruturas no qual foram apresentadas e exemplificadas em aulas teóricas.
Em seguida, começamos a fazer a junção dos materiais, cabendo a nós dimensionarmos com esquadros, réguas e transferidor para que suas estruturas não ficassem desproporcionais prejudicando sua resistência.
Ao darmos inicio, montamos uma estrutura hexagonal compacta (HC). Essa estrutura contém um átomo em cada vértice dos hexágonos de base superior/inferior e três átomos e seu centro.
Para construirmos essa estrutura usando os matérias acima mencionados, foi necessário uma quantidade limitada de átomos (bolinhas de Isopor) e suas ligações os (palitos de dente). Utilizamos, 3 átomos pequenos (Ligação interna), 1 átomo grande partido 1/2 para que a metade do mesmo atuasse como base atuando como receptor das ligações Superiores e a outra metade com as ligações Inferiores, e mais 2 átomos grandes na qual tínhamos que reparti-lo em 1/8 de seu inteiro em partes iguais podendo