Relatorio Quimica Analitica
Relatório de Aulas Práticas
Química Analitica
Itapetinga
Abril de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS INSTRUMENTAIS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Relatório 3 – Prática III
Efeito do Íon Comum
Itapetinga Abril de 2015
INTRODUÇÃO
Um equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre os reagentes e produtos de uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.
Teoricamente, toda a reação química ocorre nos dois sentidos: de reagentes se transformando em produtos e de produtos se transformando de volta em reagentes. Contudo, em certas reações, como a de combustão, virtualmente 100% dos reagentes são convertidos em produtos, e não se observa o contrário ocorrer (ou pelo menos não em escala mensurável); tais reações são chamadas de irreversíveis. Há também uma série de reações nas quais logo que certa quantidade de produto(s) é formada, este(s) torna(m) a dar origem ao(s) reagente(s); essas reações possuem o nome de reversíveis. O conceito de equilíbrio químico praticamente restringe-se às reações reversíveis. (Atkins, Peter & Jones, Loretta)
Quando falamos em equilíbrio iônico, estamos nos referindo a situações especiais de equilíbrio químico em que íons estão presentes nas reações reversíveis.
A ionização de ácidos e bases em solução aquosa são os casos mais importantes de equilíbrio iônico. Os ácidos, quando postos em contato com a água, se dissociam e produzem íons H+, as bases também se dissociam em solução aquosa, produzindo íons OH-.
É muito raro que todas as moléculas dos ácidos e das bases sofram ionização em solução aquosa, normalmente, apenas uma parte delas é ionizada. Dessa forma, dizemos que cada