relatorio de quimica analitica
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Química Análitica
Professor: Claudio Chadu
Determinação da concentração de ácidos por titulação
5119385
André Luiz Calixto
5119482
André S. Silva
5117574
Kaio Cesar Matildes Leite
5119333
Luana Patrícia de Moura Amorim
5118106
Luiz Gustavo Rufino Martins
UBERLÂNDIA 2013
1 - Introdução:
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.
O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de moles de íons H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de íons OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.
Durante uma titulação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio, ter-se-á a seguinte reação global:
H2SO4(aq) + 2NaOH(aq) → Na2SO4 + 2H2O(l)
De acordo com a definição indicada acima, se a solução de ácido se encontrar no Erlenmeyer e o NaOH na bureta, o primeiro será o titulado enquanto que o segundo será o titulante, independentemente de se conhecer previamente a concentração (ou título) da solução de NaOH ou de ácido.
No ponto de equivalência verifica-se, assumindo que as concentrações das duas soluções se encontram em molaridade:
([H2SO4]×VH2SO4)/1= ([NaOH]×VNaOH)/2 que corresponde à igualdade referida, ou seja, o número de moles de prótons