Taxonomia e sistematica
Os sistemas de classificação são divididos em artificiais, aqueles que não se baseiam na relação do grau de parentesco evolutivo entre seres vivos, e naturais os que buscam entender essa relação. Como dito anteriormente, a parte da Biologia responsável pela nomenclatura e classificação dos seres vivos é chamada detaxonomia. O professor e médico sueco Carl Von Linné foi importante na definição desse sistema, em 1735, descrevendo o livro Systema Naturae. Ele acreditava que os seres vivos foram formados por uma divindade e desde a criação do mundo, o número de espécies que surgiram no planeta era contínua.
HISTORIA DA CLASSIFICAçAO
O sistema mais antigo de classificação de seres vivos que se conhece deve-se ao filósofo grego Aristóteles, que classificou todos os organismos vivos então conhecidos em plantas e animais. Os animais eram, por sua vez, subdivididos de acordo com o meio em que se moviam (terra, água e ar). A exploração de novos territórios que se seguiu aos Descobrimentos trouxe para a Europa centenas de novas espécies de plantas e animais, desafiando os velhos sistemas de classificação e identificação. Por outro lado, a curiosidade pela ciência que o Renascimento europeu despertou levou à constatação de que, mesmo na Europa, existiam muitos milhares de seres vivos distintos, a maior parte dos quais não descritos nem catalogados.
Perante esta explosão no conhecimento da biodiversidade, e da consequente actividade colecção e análise de espécimes, rapidamente se constatou que os velhos sistemas de catalogação tornavam muito difícil estudar e localizar os exemplares nas colecções. Tal levava a que a mesma espécie recebesse nomes distintos, já que as colecções eram demasiada grandes para o que o seu conteúdo pudesse ser memorizado.
Foi então necessário delinear um sistema que agrupasse os espécimes de forma lógica, permitindo uma rápida localização dos exemplares semelhantes. Desse esforço nasceu osistema binomial