Aula sobre enve
Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ Monitoria da Disciplina Fisioterapia na Saúde do Idoso Aluna: Natália Ângela Navarro Lima da Costa
O que é “Envelhecimento Ativo”?
O termo “envelhecimento ativo” foi adotado pela Organização Mundial da Saúde no final dos anos 90. É o processo de otimização de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais.
Qual o objetivo do Envelhecimento Ativo? aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida. Manter a autonomia e independência durante o processo do envelhecimento.
Dados Demográficos sobre o Envelhecimento Ativo
Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. A maioria das pessoas mais velhas em todos os países continua a representar um recurso vital para as famílias e comunidades. Comparando-se os países desenvolvidos e os em desenvolvimento, esses não têm acompanhado o ritmo rápido de envelhecimento da população em termos de desenvolvimento socioeconômico. O rápido envelhecimento nos países em desenvolvimento é acompanhado por mudanças dramáticas nas estruturas e nos papéis da família, assim como nos padrões de trabalho e na migração.
Abordagem de curso de vida para o Envelhecimento Ativo
A perspectiva de curso de vida para o envelhecimento ativo reconhece que os mais velhos não constituem um grupo homogêneo e que a diversidade entre os indivíduos tende a aumentar com a idade.
Com o envelhecimento observa-se o aumento das chamadas “doenças não notificadas compulsoriamente” que são as maiores responsáveis pela morbidade, deficiências e mortalidade no idoso em todas as regiões do mundo, incluindo os países em desenvolvimento.
Abordagem de curso de vida para o Envelhecimento Ativo
As pesquisas demonstram cada