Espectro eletromagnético
Aluna: Licia Coelho de Assis
Maio de 2013
Espectro Eletromagnético
É à faixa de frequências e respectivos comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas. Este apresenta subdivisões de acordo com as características de cada região. Cada subdivisão é função do tipo de processo físico que dá origem a energia eletromagnética, do tipo de interação que ocorre entre a radiação e o objeto sobre o qual esta incide e da transparência da atmosfera em relação à radiação eletromagnética.
A radiação eletromagnética é composta por pequenas partículas de energia chamadas fótons. A energia do fóton é expressa na forma de comprimento de onda. Quanto menor o comprimento de onda, mais poderosa é a energia dos fótons.
Raios Gamas
Também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. As explosões cósmicas de raios gama são os fenômenos que emitem a maior quantidade de energia por unidade de tempo no universo.
São constituídos por radiação composta por fotões cujas frequências se estendem aproximadamentedesde os 5x1019 Hz até aos 1022 H.São os mais energéticos e com menor comprimento de onda. Devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar profundamente na matéria, e em consequência dessa propriedade o processo de irradiação de diferentes produtos com raios gama cresce significativamente no mundo.
Benefícios:
* Esterilização de equipamentos médicos: Devido à sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos no núcleo das células, por isso é usada para esterilizar.
* Descontaminação de produtos alimentícios: a irradiação com raios gama permite através da eliminação de microrganismos patogênicos, tais como a Salmonella Typhimurium, descontaminar alimentos. Além disso, eleva a vida útil do produto, aumentando assim o seu tempo na prateleira.
Prejuízos:
Os raios gamas possuem a propriedade