Tarefa 1 Humano e o fenomeno religioso
(CRE1100 - 6TB)
A religião detém um papel muito forte na vida das pessoas no que diz respeito à sua fé. Ter uma religião, seguir essa religião e falar sobre religião são coisas complicadas, principalmente por haver um certo preconceito acerca de algumas dessas religiões e uma falta de vontade de conhecer e saber mais sobre elas. Através das aulas tidas até o presente momento, foi possível entender um pouco mais sobre esse universo que ronda a religião e seus princípios, práticas e ensinamentos, além de entender um pouco mais essa diversificação que vem sofrendo crescimento no campo religioso, nos ajudando a desenvolver ou crescer a necessidade do respeito e tolerância.
No primeiro momento tivemos contato com uma ideia mais aberta sobre o catolicismo, que embora venha sofrendo mudanças e perdendo alguns adeptos, continua sendo a religião majoritária no Brasil e em diversos países no mundo. A religião que tem como base suas missas, dadas pelos Padres semanalmente, é a pioneira e principal religião a ser formada no início dos tempos. Hoje em dia há também a existência das CEB’s (Comunidades Eclesiais de Base), e também da RCC (Renovação Carismática Católica) que buscam manter ou até mesmo restaurar os princípios da fé cristã e proporcionar uma experiência pentecostal. O que fica evidente é que o catolicismo é a religião base para muitas outras. Como por exemplo, as religiões: Espírita, Umbanda e Candomblé.
Religiões essas, algumas de origem africana ou oriental, que vêm crescendo muito com o tempo, proporcionando uma necessidade de entendimento e respeito maior. Tais práticas religiosas sofrem muito preconceito por meio de outras religiões e de pessoas que mantêm em si um conceito pré-definido acerca de tudo e que se mostram como donos da verdade religiosa absoluta. O fato é que assim como as igrejas envangélicas, que vem se expandido de forma única e acelerada, os centros espíritas e os adeptos da Umbanda, do Candomblé, do Judaísmo e