psicologia da Religião
Atividade... A partir da unidade 3, verifique os conteúdos, ideias e conceitos dos principais teóricos da Psicologia da Religião que tenha sido considerado importante. Faça uma análise de sua história pessoal, associando-a com os conteúdos estudados. Procure responder a seguinte questão: como você pode relacionar e utilizar as teorias da Psicologia da Religião para pensar sua trajetória religiosa?
Na unidade 2, vimos o que se passa na intimidade do sujeito religioso. Mas, a Psicologia da Religião vê esses processos eminentemente pessoais como sendo resultado também de dinâmicas interpessoais e sociais que acontecem dentro de grupos humanos concretos, como são a família e as igrejas. Mas hoje em dia a Psicologia da Religião sabe que é impossível compreender as motivações religiosas das pessoas sem conhecer sua sociedade e sua visão de mundo. Quer dizer, só é possível produzir Psicologia da Religião dialogando com a Sociologia e Antropologia. A história natural também vem ampliando os horizontes de saber das ciências da religião e da teologia. Modificam assim a visão do psicólogo da religião que precisa compreender o ser humano em sua relação com o que é considerado sagrado.
A religiosidade é modelada pela cultura na qual o indivíduo nasce, e caracteriza-se por orações, rituais, crenças, sentimentos e padrões de comportamento recebidos dessa cultura., com base nas pessoas significativas com quem esse indivíduo partilha a vida. Não podemos compreender a religiosidade (que é pessoal) separadamente da religião (que é social). Por isso, os psicólogos da religião trabalham com a Psicologia Social, a Sociologia e a Antropologia. Sabemos que as religiões se referem ao sagrado, o que é absolutamente natural. Assim, de que modo as ciências como a Psicologia, a Sociologia ou a Antropologia passam a considerar o