talassemia
Aluno: Leonardo Agnus
Professor: Pedro
Qual o princípio básico dos testes de tipagem sanguínea? A tipagem sanguínea tem como principio básica a identificação do grupo sanguíneo de cada indivíduo, onde se identifica através de antígenos e anticorpos de cada um. Neste sistema são utilizados os genes A, B, e O, dos quais podem formar quatro tipos de hemácias: A, B, AB, e O. No sangue estão presentes os linfócitos, glóbulos vermelhos responsáveis pela produção e transportar oxigênio, determinar o tipo sanguíneo juntamente com o plasma sanguíneo. Este pode conter dois tipos de anticorpos denominados aglutininas ou não, e da mesma forma as hemácias podem conter aglutinogênios A e aglutinogênios B. Aglutininas então são os anticorpos produzidos e aglutinogênios são os antígenos produzidos. Hemoaglutinação direta (figura 1)
Figura 1.
Existem duas formas de se fazer a tipagem sanguínea do sistema ABO: em lâminas ou tubos de ensaio. Quando essa é feita em lâmina há um grande risco de o resultado dar errado ou falso. Veja alguns motivos:
Pode não haver uma equivalência entre o soro e o sangue. Às vezes há mais antígenos do que anticorpos, ou vice versa. Isso interfere direto no resultado. No tubo as chances de isso acontecer são menores já que é feita uma diluição com salina.
O encontro, na lâmina, de antígeno e anticorpo ocorre ao acaso, portanto pode haver falta de aglutinação porque não houve uma homogeneização correta. No tubo a homogeneização é feita na centrífuga, o que diminui a chance de não acontecer o encontro.
Como fazer a tipagem em tubo de ensaio:
1. Identificar 03 (três) tubos de ensaio para cada paciente;
2. Seguir a tabela 1 , figura 2 e figura 3 abaixo: Tabela 1
Tubo 1 – “A”
Tubo 2 – “B”
Tubo 3 - Rh
Amostra
50 µL(0,05mL)
50 µL(0,05mL)
50 µL(0,05mL)
Anti-A
2 gotas (50µL) x x
Anti-B
x
2 gotas (50µL) x Anti-Rh x x
2 gotas (50µL) Figura 2