Sódio
Descrever método utilizado
Patologias
Importância dele no organismo
Exemplo de um equipamento
Processo
Ionograma
SÓDIO COMO ELEMENTO QUIMICO
O sódio é um elemento químico (Na), de número atómico 11 e massa atómica 23. É um metal alcalino, sólido, macio, de cor branca, ligeiramente prateada. Na sua forma metálica é muito reactivo, reage com: Oxigénio (oxidando-se);H2O (reagindo violentamente); É encontrado no sal marinho, no mineral halita, no mineral trona etc. Na forma metálica é utilizado em síntese orgânica, como agente redutor.
IMPORTANCIA DO SÓDIO NO ORGANISMO
Considera-se o sódio como o ião mais importante do meio extracelular, contribuindo grandemente para manter o equilíbrio aquoso e ácido básico do organismo, retendo a água. É a quantidade de sódio existente no meio extracelular que determina o volume da célula, pelo contrário no meio intracelular, o sódio é quase inexistente. A concentração de solutos é a mesma nos compartimentos intra e extracelular devido à livre movimentação da água pela membrana celular, em resposta a um gradiente osmótico. Portanto, se há retenção de sódio no líquido extracelular, a pressão osmótica deste compartimento aumenta e a água intracelular move-se para o compartimento extracelular até que haja equilíbrio osmótico (gradiente de concentração). A pressão osmótica do líquido extracelular também pode estimular a sede e a liberação da hormona antidiurética, ambos determinam um balanço positivo de água. Então, o resultado final de um aumento de sódio no líquido extracelular é um aumento do volume extracelular. Da mesma forma, uma diminuição da quantidade de sódio no líquido extracelular determina uma redução do volume extracelular.
Excesso de sódio no organismo O sódio está associado a funções vitais no organismo humano tais como a contracção muscular, regulação do volume plasmático e a condução dos impulsos nervosos. Este ião entra directamente no organismo pelo cloreto de sódio presente em tantos