Região sul
• Relevo: O relevo da região sul é principalmente composto por planaltos, depressões e planícies. As planícies se localizam na porção leste do estado do RS, já as depressões ficam um pouco mais para o interior, a oeste do litoral e os planaltos ficam na parte litorânea do estado SC e PR e oeste da região sul.
• Vegetação e Clima: a vegetação e o clima da região sul estão diretamente interligados. A Mata das Araucárias é composta principalmente por araucárias. Ela ocupa as áreas de planalto de maior altitude se desenvolvendo apenas nas áreas de clima subtropical, com chuvas bem distribuídas o ano inteiro, verão quente e inverno frio. Já os Campos localizam-se, sobretudo a oeste do estado do Rio Grande do Sul, tendo sua vegetação composta principalmente por plantas rasteiras como gramíneas, relevo suavemente ondulado com colinas esparsas e clima subtropical com chuvas bem distribuídas o ano inteiro. Entretanto, o avanço da atividade agropecuária e madeireira no Sul contribuiu significativamente para a devastação de grande parte da vegetação.
[pic]
• Agropecuária: As extensas áreas de solos férteis e de pastagens naturais, além da distribuição regular das chuvas durante o ano, favorecem o desenvolvimento de uma agropecuária com elevada produtividade na Região Sul. No entanto, os fatores naturais não são os únicos a contribuir para o bom desempenho agrícola dessa região. Nas últimas décadas, em boa parte das propriedades rurais do Sul vêm sendo empregadas técnicas modernas de cultivo e criação, como o uso de máquinas e implementos agrícolas, manejo do solo, ordenhas mecânicas, seleção de animais e inseminação artificial. Isso tem contribuído para tornar a Região Sul uma grande produtora de gêneros agropecuários que além de abastecer parte do mercado interno brasileiro também exportam para vários países do mundo.
[pic]
• Industrialização: Até a década de 1970 a economia da região sul muito