Região Sul
- História Os primeiros habitantes da região Sul do Brasil foram os povos indigenas naturais da terra (guaranis, os kaingangs e os carijós). Posteriormente, vieram os padres jesuitas espanhóis para catequizar os índios e a dominar a terra. Esses religiosos fundaram aldeias denominadas reduções. Os índios que habitavam as missões criavam gado, ou seja, dedicavam-se à pecuária, trabalhavam na agricultura e aprendiam ofícios. A população aumentou muito com a chegada dos primeiros imigrantes, os açorianos. Entre 1824 á 1875 vieramos alemães, os italianos e outros com árabes, poloneses e japoneses. Os imigrantes fundaram colonias que se tornaram atualmente grandes cidades. Regiões do oeste e norte do Paraná e Santa Catarina foram os ultimos a serem povoados. O Paraná foi povoados com colônias agrícolas. Com a companhia inglesa, região de Santa Catarina se desenvolveu na pecuária, a exploração de erva- mate e madeira.
- Relevo A região Sul é dominado, na maior parte de seu território, por duas divisões do Planalto brasileiro: o planalto Atlântico e o planalto medional. Nessa região, o Planalto Atlântico é também denominado Planalto Cristalino, e o Meridional é subdividido em duas partes: Planalto Arenito-Basáltico e Depressão Periférica. A região apresenta ainda algumas planícies. O ponto mais elevado da região sul é o Pico Paraná, com 1922 metros de altitude, localizado no estado do Paraná. Porém o Morro da Igreja está situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da região Sul e onde foi registrada, não oficialmente, a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8 °C, em 29 de junho de 1996.
- Clima. No Brasil, país predominantemente tropical, somente a região Sul é dominada pelo clima subtropical, ou seja, o clima típico desta região é mais frio em comparação ao clima tropical, e é onde são registradas as mais baixas temperaturas do país. Nesse clima, as médias variam de 16 °C a 20 °C, mas o inverno costuma ser bastante frio para os