JOGOS ANTIGOS
REPUBLICA 2
A GINÁSTICA DE ORIGEM
FRANCESA
Segundo período
(1921-1945)
A ginástica, que hoje é denominada
Educação Física passou por vários períodos, até chegar a ser a Educação
Física que conhecemos nos dias de hoje. A Educação Física existe em si, desde os tempos remotos, com os primitivos, que em uma questão de vida ou morte, sentiram a necessidade de lutar, caçar, para se alimentar, houve a necessidade de criar lanças, arremessar, pular, correr, nadar.
Os cursos de formação de professores de Educação Física adotaram de forma rígida, o método francês, omitindo o ensino de qualquer outro sistema. Finalmente em 17 de abril de 1939, cria-se a Escola Nacional de Educação
Física e Desportos , integrando a Universidade do Brasil, em cujo currículo encontra-se a cadeira de Metodologia de Educação Física por intermédio da qual ensina-se unicamente o método francês.
Porém, com a derrota da França na Segunda Guerra Mundial, o método francês foi profundamente revisado da Educação Física, do ponto de vista anatomo-fisiologico e principalmente psicológico. Embora as raízes do método francês era tão profunda que até hoje o método francês é utilizado e ensinado no Brasil.
Adotou a Calistenia a Educação Física do Brasil a partir de 1947. O futebol no Brasil era o desporto mais popular desde o período de 1921 a 1946, assim desenvolvendo e criando outras atividades desportivas, como basquetebol, volibol e tênis.
A partir de 1920 as praticas desportivas começam a ganhar uma nova dimensão, ultrapassando as fronteiras do País. No mesmo ano, o Brasil fizera parte da Sétima
Olimpíada, em Antuérpia, com atiradores, nadadores, remadores, e “water-polo players”. Em
1921 realizou a primeira maratona no
Brasil, com percurso de
42.750.
Em
1923 o primeiro
“Campeonato
Brasileiro de Futebol”.
Em
1925 o primeiro
“Campeonato
Brasileiro de
Atletismo” em São
Paulo.
Em 1935 na cidade de São Paulo, por iniciativa da Federação
Paulista de Esportes,