JOGOS DE TABULEIROS
JOGOS DE TABULEIROS
PROFESSORA: CARLA IZABELA
ACADÊMICOS: PATRICK LEITE, JUCINEI DE
OLIVEIRA, JOSE NEVES, RAFAEL FRAGA.
4º SEMESTRE.
YOTÉ
YOTÉ
Yoté é um jogo de estratégia dos povos africanos. Ele pode ser praticado por dois ou mais jogadores(as) e é encontrado em vários países da África Ocidental, tais como Senegal,
Guiné e Gâmbia. Constitui-se em um material didático que busca resgatar a história dos afro-brasileiros, demonstrando sua importante contribuição nos diversos setores da nossa sociedade e se destina a todas as crianças, especialmente àquelas que estão em áreas de
Remanescentes de Quilombos.
Tamanha popularidade deve-se especialmente a dois fatores. Primeiro porque se trata de um jogo envolvente, motivador, que possibilita ao seu praticante mirabolantes estratégias em busca da vitória. Segundo pela imensa facilidade material em confeccioná-lo. Pode ser feito até mesmo com 30 buracos cavados no chão, tendo como peças pedrinhas e pequenas hastes de madeira ou sementes de diferentes cores, como é jogado em muitos lugares.
YOTÉ
SHISIMA
O jogo Shisima, é um jogo que envolve o alinhamento de três peças, jogado pelas crianças da parte ocidental do Quênia. Na língua tiriki, a palavra shisima quer dizer “extensão de água”.
Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas-d’água.
As pulgas-d’água movimentam-se tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
SHISIMA
Este jogo se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octagonal (oito lados). É um jogo que envolve estratégia, racíocinio e antecipação.
MANCALA
Mancala é um jogo sensacional. É talvez o mais antigo, para não dizer possivelmente o primeiro, jogo que se tem notícias na história da Humanidade.
Mancala é tão antigo, que em seus mais de 7 mil anos de história reformulou-se com diversas configurações, deixando mais de 200 variações.