Pesquisa de Hist ria da arte
Arte Românica
Colégio Anglo-SJRP
Professor: Carlos
Aluno: Leonardo Barussi Vieira
1º ano do 1º colegial
A queda da monarquia etrusca cedeu lugar, em 509, ao regime republicano. Os historiadores estabelecem este momento como o início da arte primitiva romana.
Características:
Na época, era utilizado a abóbada, dois pilares e paredes grossas com pequenas aberturas (janelas);
Leveza e repouso originários das construções. Algumas davam a impressão de estar no céu.
As igrejas românicas são grandes e sólidas e, por esse motivo, eram chamadas de fortaleza de Deus. Eram nessas igrejas que os peregrinos, percorriam grandes distâncias para se chegar ao santuário desejado e se hospedavam. Os mais procurados se encontravam em Jerusalém, Roma e Santiago de Compostela, na Espanha. Um dos pontos de parada era a basílica de Saint-Sernin, na cidade de Toulouse, uma das paradas obrigatórias para aqueles que iriam para Santiago de Compostela. Na arquitetura, a base é representada por uma cruz e no cruzamento entre os eixos se encontra uma torre elevada.
Arquitetura: Havia dois estilos que se destacavam:
Abóbada de berço – um semicírculo simples, chamado de arco pleno, que era ampliado pelas paredes. Suas desvantagens eram a pouca luminosidade, por causa das janelas pequenas, o excesso de peso do teto, provocava desabamentos e era impossível a abertura de grandes vãos.
Abóbada de arestas – criada para superar o estilo anterior, essa abóbada possui uma interseção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço apoiadas sobre pilares. Com esse estilo de abóbada não havia mais o problema da má iluminação e do peso do teto.
Pintura:
Restam hoje poucos exemplares, encontrados em grande parte nas cidades de Pompéia e Herculano, soterradas pela erupção do Vesúvio em 79 a.C. , estava presente uma temática variada e ampla, pelo que se deduz de textos literários antigos – entre outros temas fatos históricos, mitos, cenas do dia-a-dia,