Região Sul
O presente trabalho visa relatar a região sul do Brasil, suas características naturais e humanas. A região sul por sua vez, é a menos extensa do Brasil com 576.409 Km2 situada ao sul do Tropico de Capricórnio. Na região sul segundo Edmon Nimer ocorre os climas subtropical úmido, tropical úmido e temperado sem seca.
A região sul compreende apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A economia da região sul é baseada no setor industrial devido às exportações e por seus estados fazerem fronteiras com os países da America do Sul. A pecuária é bastante valorizada, pois a vegetação típica do local facilita a criação de bovinos, aves e suínos.
O turismo tem grande importância, levando em conta as paisagens regionais, e as inúmeras praias, e as famosas festas típicas. Devido à isso são atraídos inúmeros imigrantes de Argentina, Uruguai e Paraguai.
O sul é uma das regiões mais ricas do Brasil, e tem a melhor distribuição de renda. O IDH dos três estados sulinos é superior ao do país.
Caractéristicas da região Sul
- População: 28.795.762 (estimativa 2013)
Densidade demográfica (estimativa 2013): 49,9 hab./km²
Mortalidade infantil (por mil): 10,8 (2012)
Analfabetismo: 4,4% (2012)
Número de municípios: 1.191 (2013)
Social: Grande parte das cidades da região sul apresenta ótimos índices sociais e de qualidade de vida.
Formação étnica complementada por uma infinidade de outras raças, que embora em proporções bem mais reduzidas que os portugueses, alemães e italianos, contribuíram a seu modo para a consolidação do espírito progressista que hoje caracteriza os três estados sulinos
Principais estados de cada região: Estado do Paraná: Curitiba (capital), Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Colombo, Guarapuava. Estado de Santa Catarina: Florianópolis (capital), Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Lages, itajaí, Japecó e Jaraguá do Sul. Estado do Rio Grande do Sul: Porto Alegre