Bullying
O trabalho aborda o tema violência na escola, ou seja, a pratica de Bullying assim como suas causas e consequências. Abordamos também algumas propostas de como prevenir e agir diante de tal situação.
É necessário saber sobre os principais sinais de alerta parar identificar crianças e adolescentes alvos de violência e também agir de forma preventiva através da comunicação e orientação.
2. O que é Bullying?
A palavra Bullying é um termo em inglês, que vem do verbo to bully, que significa ameaçar, intimidar e dominar. O termo é utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, comportamento agressivo entre estudantes. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma proposital e repetitiva contra um ou mais alunos que encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.
É importante ressaltar que tais comportamentos não possuem uma motivação plausível ou justificável. No Bullying os mais fortes utilizam os mais frágeis como objetos de diversão, com o intuito de maltratar, humilhar e amedrontar. O estudante alvo do Bullying pode ser exposto a diferentes formas de agressão, entretanto não é capaz de se defender.
3. Características do Bullying.
O Bullying é um fenômeno relatado em escolas por todo o mundo e infelizmente é uma experiência comum no dia a dia dos alunos. Estudos realizados em diversos países confirmam que pelo menos trinta por cento de todas as crianças em idade escolar já foram vitimas de Bullying, e que pelo menos dez por cento dessas crianças são vitimas regulares de tais abusos.
Um levantamento foi realizado no Brasil pela ABRAPIA (Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Infância e à Adolescência) em 2002, envolvendo quase seis mil alunos dos sexto ao nono ano do ensino fundamental de escolas cariocas. A pesquisa revelou que 40,5% dos estudantes admitiram