sodio
Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para síntese de proteina e respiração e o bombeamento de sódio para o meio extracelular permite a manutenção do equilíbrio osmótico.
O mecanismo que constitui a bomda de sódio é formado por uma proteína carreadora. Tal proteína é, na verdade, constituída por um complexo de duas proteínas, a maior chamada de subunidade alfa, com peso molecular de cerca de 100.000, e a menor chamada de subunidade beta, com peso molecular aproximado em 55.000.
Quando 3 Na+ se ligam à parte interna da proteína e 2 K+ se liga à parte externa, a ATPase é ativada. Uma mólecula de ATP (adenosina trifosfato) é clivada em uma molécula de ADP (adenosina difosfato) e à uma molécula de Pi (fosfato inorgânico), liberando uma ligação fosfato de alta energia. Acredita-se que a energia libera provoca uma mudanção na estrutura conformacional na molécula da proteína transpostadora, fazendo com que os 3 Na+ sejam lançado para o exterior da célula e os 2 K+ para o interior da célula.
A ATPase Na+/K+ pode também funcionar no sentido inverdo. Bombeando Na+ para dentro da célula e K+ para fora, para que a concentração desses íons se