Sódio
O Sódio é
um elemento de origem mineral que unido a um outro elemento, o cloro, forma o cloreto de sódio, ou sal, como o conhecemos de forma comum. Outros sais minerais, como o iodeto de sódio ou nitrato de sódio, são também formatos pelo elemento principal “sódio”.
Há
cerca de 5.000 anos, os chineses descobriram que o sal podia ser utilizado na conservação dos alimentos, permitindo-os realizar estoques alimentícios, reduzindo a necessidade dos povos de migrar e auxiliando na fixação permanente de grupos de indivíduos e no desenvolvimento de comunidades. Porém, a adição de sal causou elevação no consumo de sódio, para um maquinário renal ainda geneticamente fixado no período de nossos antepassados, ou seja, não preparado para excretar grandes quantidades de sódio consumidas. PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃO
SÓDIO
Sigla:
NA
Número atômico: 11
Massa atômica: 22,98976928(2)
Ponto de fusão: 370,95 K (97,80 °C)
Ponto de ebulição: 1156 K (883 °C)
O
sódio (Na) é da família 1A porque há apenas 1 elétron na sua última camada eletrônica, e o cloro (Cl) é da família 7A porque ele possui sete elétrons na última camada (2 + 5). Ambos são elementos representativos, porque o último subnível do sódio é o s e o do cloro é o p.
Há
presença abundante de sódio no sol e demais estrelas espalhadas pelo cosmo, estando as linhas de sódio entre as mais visíveis de todo o espectro solar. O elemento é comumente encontrado na natureza sob a forma do mineral cloreto de sódio, havendo porém outras variedades dignas de menção, como por exemplo a criolita (fluoreto de alumínio e sódio).
O sódio, componente vital do corpo, é essencial para a manutenção de várias funções fisiológicas do organismo: transmissão nervosa, contração muscular, manutenção da pressão arterial e equilíbrios de fluídos e ácido básico, além de ser importante para o transporte de muitos nutrientes no intestino delgado e nos rins, dentre eles o Cloro, aminoácidos, glicose, galactose e água, sendo a