sodio
1. Introdução
O sódio é um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada. O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. É sempre encontrado na natureza em alguma combinação com diversos elementos, em numerosos compostos naturais, como por exemplo, o sal de cozinha (NaCl, cloreto de sódio). É um elemento químico essencial.
É muito abundante na natureza, encontrado no sal marinho e no mineral halita. No teste de chama arde na cor amarela. Na sua forma metálica é muito reativo, se oxida com o ar, reage violentamente com a água e é muito corrosivo quando entra em contato com a pele.
Não é encontrado livre na natureza decompõe a água produzindo um hidróxido com desprendimento de hidrogênio.
2. Objetivo
O objetivo do experimento foi estudar as características do metal sódio (Na(s)).
3. Materiais e Métodos
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:
- Becher de 100 ml
- Faca
- Pinça
Para preparar as soluções foram necessárias as seguintes substâncias:
- Pequena porção de sódio (Na(s))
- 50 ml de água (H2O)
- 3 gotas de fenolftaleína
Preparo do experimento:
Cortou-se uma pequena porção de sódio metálico, que estava mergulhado em parafina líquida, e transferiu-se para o becher contendo água. Em seguida, foi colocado 3 gotas de fenolftaleína.
4. Resultados e Discussões
Nesse experimento foi possível observar o comportamento do sódio metálico ao entrar em contato com a água, logo que o mesmo é um metal radioativo e solúvel em água, permitindo-se notar uma reação bem interessante onde no final resultou em hidróxido de sódio e liberou para o ar hidrogênio. Em complemento, depois de adicionado a fenolftaleína foi possível observar a mudança de cor, onde a mistura tornou-se rosada, mostrando ser uma base. 2Na(s)+