Movimento de Terra, Marcação de Obra e Fundações
CONSTRUÇÃO CIVIL
MOVIMENTO DE TERRA, MARCAÇÃO DE OBRA E FUNDAÇÃO
Sorocaba / SP
2013
MOVIMENTO DE TERRA, MARCAÇÃO DE OBRA E FUNDAÇÃO
Prof. José Antonio de Milito
Sorocaba 2013
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do trabalho realizado pelo grupo é demonstrar e exemplificar as técnicas e as etapas da execução de uma obra. Com base em pesquisas realizadas pelo grupo e também em aprendizado em sala de aula, foram citados assuntos com base na temática, como: movimento de terra, marcação de obra e fundação, entre outros.
Além das pesquisas em materiais , o grupo visitou a construção de um grêmio na Flextronics situada na Rod. José Ermírio de Moraes, responsabilizada pela construtora MM Construções. Ambas na cidade de Sorocaba. Através das experiências adquiridas na obra, os integrantes do grupo fizeram anotações e fotos do cotidiano dos trabalhadores que serão denotadas no desenvolvimento do trabalho.
2. DEFINIÇÕES GERAIS
2.1.Movimento de terra: O termo movimento de terra pode ser definido como o conjunto de operações de escavações, carga, transporte, descarga, compactação e acabamento executados a fim de passar-se de um terreno em seu estado natural para uma nova configuração desejada.
Pode-se afirmar, portanto, que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.
O objetivo da movimentação de terra é o de se obter uma infra-estrutura firme e resistente sobre a qual se assentará a edificação ou pavimento que será construído.
2.2. Marcação de Obra: Locação de obra é definida como a implantação de um projeto no terreno, de modo a determinar todos os referenciais necessários à construção da obra. A Locação da obra é de grande importância e cuidados devem ser tomados para