Execução de Fundações
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
PROJETO PRÁTICO INTERDISCIPLINAR
3° PERÍODO – NOITE
MARCAÇÃO DE BANCADA PARA EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES
GRUPO:
LEOPOLDO COSTA (llac78@gmail.com)
DAVID SOARES (scriw@hotmail.com)
Jaboatão dos Guararapes, 12 de Junho de 2013.
MARCAÇÃO DE BANCADA PARA EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES
Projeto Prático Interdisciplinar a ser apresentado ao Professor
Carlos Cunha, da disciplina
Canteiro de Obras, da Faculdade Metropolitana da
Grande Recife, para obtenção dos créditos relativos à monografia referente ao primeiro semestre de 2013.
Orientador: Prof° Carlos Cunha.
Jaboatão dos Guararapes
2013
RESUMO
A leitura a seguir aborda de modo aprofundado e prático os métodos executivos que buscam fazer a locação de obras e caracterizar a marcação de bancadas para execução de fundações. Serão demonstradas desde as suas etapas antecedentes aos seus procedimentos finais, com o objetivo de tornar o campo de trabalho apto a receber as fases subsequentes de determinados projetos de construção civil.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A tabeira, também chamada de gabarito, é um nome popular que se dá ao ato de montar o gabarito da fundação de edificações, responsável por receber as cargas recebidas pela estrutura e transmiti-las para o solo com segurança. Trata-se de uma fase fundamental da construção onde não se pode errar. É quando se coloca no terreno a marcação da moldura e dos espaços do imóvel a ser construído. (fonte: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).
Para isso, são realizadas algumas atividades prévias sobre a coleta de informações do subsolo e avaliação da capacidade de suporte para obras. A primeira coisa a ser feita é recolher informações sobre o terreno no qual se irá trabalhar e marcar as cotas das diferentes