Síntese do Sulfato de Amônio e Cobre (II) hexa-hidratado
Síntese do Sulfato de Amônio e Cobre (II) hexa-hidratado
1. INTRODUÇÃO
Em química, sal, é qualquer composto formado a partir de um ácido e uma base( reação de neutralização), através da substituição de todo o hidrogénio existente no ácido por um metal ou um radical electropositivo. Em uma reacção de neutralização um ácido reage com uma base e forma-se água e uma solução aquosa de um composto iónico, o sal. Por exemplo, no caso da reacção do ácido sulfúrico (H2SO4) com uma base, o hidróxido de sódio (NaOH), resulta água e sulfato de sódio (Na2SO4).
H2SO4(aq) + 2NAOH(aq) 2H2O + NA2SO4 (aq)
O sal mais comum e conhecido por todos nós é o sal de cozinha (NaCL) o qual é um sal simples (compostos iónicos, constituídos por um único tipo de catião e um único tipo de anião, que se pode obter por reacção entre um ácido e uma base. Um sal pode ser obtido pela reacção química entre um ácido e uma base ou pelo deslocamento do hidrogénio de um ácido por um metal. Como sólido, os seus iões adoptam normalmente um arranjo regular formando cristais. Alguns sais são apenas estáveis como hidratos (quando combinados com água). A maior parte dos sais inorgânicos dissolve-se rapidamente em água, originando um electrólito (solução condutora de electricidade).
Na elaboração da formula de um sal deve-se levar em conta que os sais são electricamente neutros como tal essas formulas devem ser elaboradas tendo em conta que o número de cargas positivas e de cargas negativas resultantes dos iões devem ser iguais.
Sais hidratados
Um composto hidratado é todo aquele que, na sua constituição, se encontram presentes moléculas de água. Os hidratos mais conhecidos são os sólidos cristalizados que perdem parte das suas estruturas fundamentais ao se remover a água. Os hidratos mais conhecidos são os sólidos cristalinos que perdem parte das suas estruturas fundamentais ao se remover a água. Contudo, são feitas excepções aos zeólitos, silicatos de alumínio ou os seus